Projetos

Linhas de Atuação e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Por diretrizes do Engineers Without Borders (EWB) e através do Pacto Global desenvolvemos nossos projetos de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esses são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas: 

“Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Por uma questão estratégica associamos cada uma das nossas linhas de atuação aos ODS correspondentes.

ESF-Brasil
  • Educacional: Voltados a capacitação técnica profissional, melhoria no ensino, formação interpessoal de estudantes de engenharia e iniciativas de conscientização;
  • Gestão e Empreendedorismo: Relacionados com métodos, ferramentas e organização de gestão de instituições, assim como o incentivo / fomento a atividades empreendedoras;
  • Infraestrutura e Assistência Básica: Com foco em amenizar as necessidades do indivíduo e da infraestrutura de instituições (arrecadações de alimentos, brinquedos, pintura, reforma, projeto hidrosanitário, etc);
  • Sustentabilidade: Voltados ao uso eficiente dos recursos como aquecimento solar, reaproveitamento de água, reciclagem e destinação de resíduos, uso consciente de espaços, hortas comunitárias e tratamento de água e esgoto.

Projetos Concluídos

Educacional


Semana do Meio Ambiente

O projeto – “Semana do Meio Ambiente”, teve como proposta realizar visitas em escolas da região de Ilha Solteira – SP, uma por dia da semana, dando palestras explicando sobre os tipos de lixo, como ocorrem e as importâncias das reciclagens e a importância de estar reutilizando esse lixo na mesma. Com o intuito de levar conhecimento sobre lixo, reciclagem, compostagem, apesar do pouco conhecimento dos alunos sobre essas questões.

Dia das crianças na ACAFISA

O projeto – “Dia das crianças na ACAFISA”, teve como proposta realizar no período de 05/10/2016 a 02/11/16 na associação ACAFISA, Ilha Solteira – SP um projeto, buscando amenizar a ausência da família nesta data comemorativa. Com o intuito de fazer brincadeiras que envolvessem engenharia com as mesmas, um exemplo é o foguete de garrafa PET, que levantava voo simplesmente com a pressão da água de dentro da garrafa, e também um barquinho de papel movido a uma vela, que quando acesa fazia o barco se movimentar.

UNESP: Sonho ou Realidade

O projeto – “ UNESP: Sonho ou Realidade”, realizado no colégio ARNO Hausser, teve como proposta a realização de apresentações sobre os cursos presentes na FEIS – UNESP e sobre nossas experiências com vestibulares para os alunos do terceiro colegial. Sanando dúvidas e motivando os alunos em relação a faculdade, mostrando o que podemos fazer enquanto estamos presentes nela, cursos, dificuldades no vestibular entre outros. Com o intuito de lidarmos com a falta de conhecimento dos alunos em relação a faculdade e vestibulares.

Curso de Oratória

O projeto – “Curso de Oratória” teve como proposta trazer para as pessoas da cidade de Ilha Solteira – SP, um curso para melhorar a dicção, perder o medo de falar em público ou mesmo para aprimorar as técnicas de oratória. Com o intuito de transmitir conhecimentos, técnicas e melhorar o domínio emocional.

Pascoa Sem Fronteiras

O projeto – “Pascoa Sem Fronteiras” possui como objetivo a elaboração de atividades de entretenimento para as crianças carentes do lar ACAFISA em celebração a pascoa.

Gestão e Empreendedorismo


Lar dos Idosos

O projeto – “Lar dos Idosos”, teve como proposta a elaboração de cartas de natal para presentear os idosos do lar de Selvíria – MS. Deixando diante do núcleo Ilha Solteira a responsabilidade de dez idosos do lar, assim como por ajudar na decoração com enfeites de Natal.

Infraestrutura e Assistência Básica


Feira de Ciências da ACAFISA

O Projeto “Feira de Ciências da ACAFISA” foi uma ação nacional proposta pelo Engenheiros Sem Fronteiras Brasil. Teve como proposta despertar o interesse de crianças, na área de sustentabilidade, tecnologia e educação, no lar de crianças carentes – ACAFISA. Reservado um dia inteiro para diversas atividades e aulas curta sobre as áreas já citadas. Dessa forma as mesmas tiveram acessos há conhecimentos básicos importantes que eram desconhecidos.

Páscoa ACAFISA

O projeto – “Páscoa ACAFISA”, teve como proposta levar ovos de pascoa e brinquedos com materiais recicláveis e envolvendo a física, ao lar de crianças, ACAFISA, e após a entrega dos ovos passar o dia com os mesmos, procurando amenizar a carência de contato externo das crianças, além de apresentar conceitos de física em formas de brincadeira.

Arrecadação de latinha

O projeto “ArrecaO projeto “Arrecadação de latinha” teve como proposta a interação entre o comercio de Ilha solteira- SP, as repúblicas existentes na cidade e o núcleo. Com o intuito de reciclar as latinhas usadas para armazenar bebidas, podendo assim, doar o dinheiro da atividade para o Abrigo de Cães de Ilha Solteira – PATAS.

Sustentabilidade


Compostagem

O projeto – “Compostagem”, teve como proposta fazer um evento sobre compostagem para as pessoas do Assentamento da Estrela da Ilha solteira – SP, com o intuito de ensiná-los a construir e manusear uma composteira. E diante as crianças, foram feitos brinquedos com garrafa PET e pinturas em caixas de madeira.

Hortas MPB

O projeto “Hortas MPB”, teve como proposta realizar durante os dias 26, 27 e 28/07 de 2016, na Praia Marina de Ilha Solteira – SP, montar um stand no Festival de MPB, no qual foram distribuídas mudas. Objetivando aumentar o conhecimento ambiental desenvolvendo artigos sustentáveis para participantes do INTERMPB.

Oficina de Compostagem EPU

O projeto – “Oficina de Compostagem EPU” teve como proposta montar uma oficina de compostagem no Encontro de PETs UNESP (EPU) na cidade de Ilha Solteira – SP, no dia 09/09/2017 para os graduandos e docentes ali presentes. O objetivo do projeto foi ensinar os participantes a técnica de compostagem a fim de reutilizar resíduos de maneira sustentável.

Natal Verde

O projeto – “Natal Verde”, realizado no dia 01/10/2017 em parceria com a empresa júnior Ramo da Terra, da UNESP de Ilha Solteira, teve como proposta distribuir mudas de plantas cultivadas no Viveiro da UNESP para os moradores da cidade de Ilha Solteira. O intuito foi ampliar a taxa de arborização da cidade.

Curso de Bioengenharia

O projeto – “Curso de Bioengenharia” teve como proposta realizar o minicurso de Bioengenharia de Solos em Áreas Degradas e Estabilização de Taludes e Encostas, o qual será aberto para a cidade inteira e região. Terá como objetivo poder capacitar profissionais e atrair parceiros para desenvolvermos tais tipos de projetos, principalmente em Ilha Solteira, onde poucos sabem, mas encontramos áreas muito degradadas. Com o intuito de trazer conhecimento, esse que foge da engenharia tradicional abordando um ponto de vista novo e sustentável na recuperação de áreas degradadas.

Desafio do Meio
Ambiente

A importância de preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele, desta forma o projeto teve como objetivo fazer um mutirão de coleta de lixo em locais sujos e desafiar outros núcleos do Engenheiro Sem Fronteiras a fazerem o mesmo, tentando conscientizar a população sobre os danos que os lixos trazem.

Em Andamento


Parquinho

Elaboração de um parquinho sustentável, a base de madeiras e pneus, para o lar de crianças carentes ACAFISA, buscando atender à necessidade das crianças de ter onde brincar.  executando os pilares engenharia e sustentabilidade.