O que é o Engenheiros Sem Fronteiras?


  O Engenheiros Sem Fronteiras (ESF) é uma Organização Não Governamental que acredita na engenharia como instrumento de transformação e desenvolvimento social. A nossa organização conta com amplitude internacional, da qual no Brasil possui mais de 60 núcleos espalhados por diversas regiões. O nosso núcleo faz parte dessa rede e fica localizado na cidade de Ilha Solteira no estado de São Paulo.

“Ser Engenheiro Sem Fronteiras é acreditar na importância da engenharia para o desenvolvimento social e ser protagonista dessa transformação.Acreditamos na importância do envolvimento comunitário , do diálogo e da cooperação.”

ESF Brasil

O ESF Núcleo Ilha Solteira


O Engenheiros Sem Fronteiras Núcleo Ilha Solteira é um núcleo oficial da instituição nacional (Engenheiros Sem Fronteiras Brasil) fundado dentro da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) Faculdade de Engenharia – Câmpus de Ilha Solteira. O grupo é uma organização sem fins lucrativos, a qual aplica conhecimentos de engenharia em comunidade carentes visando melhor qualidade de vida nas mesmas. A organização é formada por universitários que acreditam na importância da engenharia, assim como o envolvimento comunitário, do diálogo e da cooperação, para o desenvolvimento social e ser protagonista desta transformação,

Engenharia

Educação

Sustentabilidade

Voluntariado

Organização do Núcleo (diretorias)


Para realizarmos nossos projetos é necessário que tenhamos uma estrutura organizacional muito bem estabelecida. Para isso nós temos as diretorias, que são fragmentações dos nossos processos para um melhor funcionamento

Formada pelo Presidente e seus assessores, a Presidência é responsável por definir metas, manter e coordenar as demais diretorias. Também é responsável por tomar decisões importantes para o futuro do grupo.

Formada pelo Vice-Presidente e seus assessores, a Vice-Presidência (VP) é responsável por realizar contatos com os grupos, empresas e demais instituições. Também auxilia no traçamento de estratégias para captação de recursos para realização dos projetos do grupo.

Formada pelo Diretor(a) de Comunicação e seus assessores, a Comunicação (ou Marketing) é responsável pela divulgação de projetos e do grupo, contato com outros núcleos, criação de artes, coordenação de redes sociais e delineamento de estratégias de divulgação.

Formada pelo Diretor(a) Administrativo e seus assessores, a Administração é responsável por administrar as finanças, redigir relatórios de transparência financeira, gerenciar processos financeiros, contábeis e jurídicos.

Formado pelo Diretor(a) de Projetos e seus assessores, Projetos é responsável por coordenar, supervisionar e gerenciar os projetos realizados pelo grupo através da elaboração de cronogramas, estratégias e planejamento organizado.

GP